Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale vai realizar simpósios no Rio Grande do Sul e Amazonas

A 1ª Reunião da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM) debateu nesta sexta-feira (10), propostas e as próximas ações a serem realizadas em 2023.

A reunião contou com a participação dos deputados João Luiz (AM), Elizandro Sabino (RS), Jurailton Santos (BA), Alexandre Amaro (PR) e Catarina Guerra (RR).

Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Comissão, deputado João Luiz. O republicano apresentou dados sobre índices de depressão e suicídio.

Em consenso entre os parlamentares, ficaram definidos os dias 3 e 4 de abril de 2023 para acontecer um simpósio da comissão em Venâncio Aires (RS). No município destacam-se estudos de maior incidência de suicídios no âmbito nacional.

“O nosso objetivo é usar a comissão para prevenir esses problemas nos estados brasileiros. Em abril, nós estaremos no Rio Grande do Sul para debater e levar soluções as pessoas”, disse o deputado estadual João Luiz.

O parlamentar amazonense também pontuou que em maio a comissão estará no Amazonas para realizar um outro simpósio no município de São Gabriel da Cachoeira, que também tem índices de suicídios elevados.

A deputada estadual de Roraima, Catarina Guerra, vice-presidente de Assuntos Políticos da comissão destacou que o importante é ter diálogo e continuar os trabalhos com clareza na prevenção à depressão, suicídio e drogas. “Contem sempre com meu apoio e suporte”, frisou a parlamentar.

O vice-presidente de Assuntos Sociais da comissão, deputado estadual do Paraná, Alexandre Amaro, afirmou que os temas da comissão são de suma importância e que o objetivo é levar informações concretas para a população.

Para o vice-presidente de Assuntos Legislativos da comissão, deputado estadual da Bahia, Jurailton Santos (Republicanos-BA), se os simpósios forem iguais ao Projeto “Basta Autolesão, Depressão e Suicídio”, que ocorreu em dezembro de 2022 na Ponte Jornalista Phellippe Daou, que liga Manaus ao município de Iranduba, serão eventos de sucesso em todo o território nacional.

O secretário da comissão e deputado estadual do Rio Grande do Sul, Elizandro Sabino, explicou que o simpósio da comissão será um divisor de águas para melhorar os índices de incidentes que estão ocorrendo em Venâncio Aires.

Política para as mulheres

Na reunião, o presidente da comissão, deputado João Luiz também destacou que trabalhos voltados para as mulheres serão propostos pelos parlamentares brasileiros para prevenir a violência contra o público feminino do Brasil.

Membros da comissão

Presidente – Dep. João Luiz (AM)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos – Dep. Jurailton Santos (BA)
Vice-presidente de Assuntos Políticos – Dep. Catarina Guerra (RR)
Vice-presidente de Assuntos Sociais – Dep. Alexandre Amaro (PR)
Secretário – Dep. Elizandro Sabino (RS)
1º Suplente – Dep. Rafael Zimbaldi (SP)

FOTO: MARCELO RABELO

*Com informações da assessoria*.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *