Wilson Lima discute com banco alemão investimentos de R$ 78 milhões para combate ao desmatamento

O governador Wilson Lima se reuniu, nesta quarta-feira (28), com representantes do banco alemão KFW e autoridades locais para debater o cronograma de repasse de R$ 78 milhões (13 milhões de euros) ao Amazonas, por meio do Fundo Amazônia. O encontro marca o início de um projeto para combater o desmatamento e incentivar a bioeconomia.

Os recursos foram captados pelo Governo do Estado junto ao governo alemão, para a execução nos próximos três anos.

O Fundo Floresta faz parte do programa de Florestas Tropicais do Banco de Desenvolvimento KFW, com financiamento do Governo da Alemanha. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), criou e apresentou o projeto competindo com todos os noves estados da Amazônia Legal. Amazonas e Pará foram selecionados. Em ambos os estados, a execução será pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), escolhida pelo KfW.

“O KfW é um parceiro do Amazonas desde muito tempo, juntamente com a FAS, e mais um investimento como esse é resultado da seriedade com que a gente tem tratado essas questões e dos resultados que a gente tem entregue”, disse Wilson Lima ao destacar que está feliz com o projeto do Amazonas que receberá os recursos porque foi construído por pessoas que estão na Amazônia e que entendem a complexidade do dia a dia da região.

Na reunião, ocorrida na sede da FAS, o governador do Amazonas esteve ao lado do superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana; do representante do banco KfW e gerente do Fundo, Klaus Köhnlein, além do secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e outros envolvidos no projeto.

“Para nós, é uma satisfação enorme ter sido selecionado pelo KfW. A FAS competiu com outras 12 instituições nacionais e internacionais e fomos selecionados pela seriedade, profissionalismo. É um prazer poder colaborar com o Governo do Amazonas, da mesma forma que fomos selecionados para colaborar com o Governo do Pará”, explicou Virgílio Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *