TSE abre urna eletrônica para MPF comprovar segurança do voto

Membros do Ministério Público Federal (MPF) inspecionaram a urna eletrônica do sistema de votação que será utilizada nas eleições deste ano.

Os integrantes do MPF, que trabalharam por três dias nas dependências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiveram panorama geral sobre a urna eletrônica e o sistema eletrônico de votação brasileiro.

Dados sobre as funcionalidades da urna, a preparação do equipamento, a votação em si, os sistemas de segurança e o processo de divulgação de resultados foram apresentados pelo TSE.

Além do MPF, também já atenderam ao convite do TSE para acompanhar o processo de elaboração dos programas que serão utilizados nas eleições de outubro integrantes de agremiações partidárias, como o Partido Verde (PV) e o Partido Liberal (PL), e representantes da Controladoria-Geral da União (CGU).

O tribunal vai realizar entre os dias 11 e 13 de maio o teste de confirmação das correções aplicadas decorrentes dos resultados obtidos no Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas, de acordo com calendário divulgado pela Corte.

Em novembro do ano passado, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou que, dos 29 planos de ataque às urnas eletrônicas durante a semana de testes, cinco deles encontraram “achados”, ou seja, algum ponto que poderia ser aperfeiçoado.

Leia mais em O Antagonista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *