Reforma de casa, compra de ações e casamento: o que manauaras querem fazer com dinheiro esquecido no banco

Reformar a casa, investir em ações, realizar o sonho do casamento. Com a disponibilização de consulta a valores “esquecidos” por brasileiros em em instituições financeiras, muitos manauaras já começaram a pensar o que vão fazer caso recebam uma boa quantia.

Isso porque desde as primeiras horas desta segunda-feira (14), o Banco Central voltou a disponibilizar uma página para que o cidadão possa consultar se tem ou não um saldo a receber. No entanto, a plataforma ainda não indica o valor que foi “esquecido”, fato que impede a elaboração de planos.

É o caso da corretora Ellen Desidério, que já consultou o sistema e viu que tem uma quantia em dinheiro a receber. Como ainda não sabe o valor, Ellen diz que qualquer quantia será investida em ações e o lucro recebido será usado para pagar dívidas.

Desidério afirma que vai usar o lucro dos investimentos para pagar dívidas feitas em um empréstimo.

“Como tinha uma empresa de festas em 2019, fiz um empréstimo bancário pra investir na loja e quando veio a pandemia a empresa quebrou. Então fiquei com a dívida do banco, do aluguel da loja e de alguns fornecedores”, explica.

Reforma da casa

Já o professor de educação física, Raimundo Max, afirma que vai usar o dinheiro para continuar a reforma da casa onde sua família mora, que está em obra há quase dois anos.

Ele conta que começou a reformar o imóvel no começo de 2020, durante a pandemia, e usa todo o recurso extra que recebe para concluir a reforma.

“Estamos investindo todos os nossos recursos na reforma da nossa casa então qualquer valor já ajuda. Também temos algumas dívidas, mas depende do valor que tiver lá”, contou.

Casamento

Há também quem planeje usar o dinheiro para complementar os gastos de uma festa de casamento, como o empresário amazonense Luiz Eduardo Leal. Ele chegou a consultar os valores no final de janeiro, quando o Banco Central disponibilizou a consulta pela primeira vez.

Na época, Luiz Eduardo conseguiu visualizar que vai receber cerca de R$ 2 mil reais.

Como consultar

A consulta ao “dinheiro esquecido” foi retomada nesta segunda (14), na página do Banco Central. No final de janeiro, quando o serviço foi disponibilizado, o volume de acessos derrubou o site do Banco Central.

Na primeira vez era possível consultar o valor a receber. Desta vez, a página informa apenas se há ou não recursos disponíveis.

Para visualizar é preciso acessar o site, informar o CPF e data de nascimento.

Ao fazer a consulta, o Banco Central informa as datas em que o cidadão poderá consultar e solicitar o resgate do saldo.

“Uma parte vai para pagar a viagem que fiz e a outra vai para o casamento. É uma sensação gostosa saber que tem um dinheiro que você não contava e ele chegar em uma boa hora”, disse Leal.

“Seja qual for a quantia, esse dinheiro virá uma boa hora. Eu comecei em casa a estudar um pouco com meu filho sobre investimento em ações com criptomoedas. Vou pedir ajuda dele nessa questão”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *