Presidente do PT-Manaus quer Nicolau com palanque de Lula no AM

O presidente do PT-Manaus, Valdemir Santana, já defende abertamente que o pré-candidato a governador Ricardo Nicolau (Solidariedade), seja o palanque do ex-presidente Lula no Amazonas.

Santana também preside as duas maiores organizações de trabalhadores do Polo Industrial de Manaus, a CUT-AM e o Sindicato dos Metalúrgicos.

O dirigente petista defende a tese de que na escolha de Lula deve prevalecer a gratidão a Nicolau e ao grupo Samel.

A empresa pertence à família do pré-candidato a governador.

Ele cita o fato da Samel de ter ajudado as prefeituras do interior e ter criado um hospital de campanha em Manaus, quando a capital sofria os primeiros efeitos da covid-19.

Além disso, acrescenta o presidente do PT-Manaus, foi o partido Nicolau que entrou com a ADI no Supremo Tribunal Federal (STF), que sustou os efeitos da redução do IPI que atingiam de morte a ZFM.

Fator Braga

A defesa do nome de Nicolau como candidato de Lula a governador surge em meio a uma articulação nacional do MDB, que, por enquanto, mostra-se fracassada.

Essa articulação previa o apoio do MDB a Lula no Norte, mas que, em contrapeso, teria que apoiar o senador Eduardo Braga no Amazonas.

O problema do cacique regional é que sua rejeição é astronômica. Braga não consegue se desgrudar da imagem de arrogante, truculento, que construiu ao logo de sua carreira política.

Salto

Já a campanha de Nicolau avalia que o líder petista poderá impulsionar sua candidatura e colocá-lo no segundo turno.

Em 2020, sobretudo, ele foi candidato a prefeito. Foi o último a largar e teve uma grande crescimento, que o garantiu como o quarto mais votado do pleito, com quase 120 mil votos.

Foto: Marcelo Cadilhe/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *