Moraes desiste de bloquear Telegram no Brasil e Bolsonaro ganha mais de 100 mil novos seguidores

Brasil – O presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu mais de 100 mil novos seguidores no Telegram, batendo a marca de 1,2 milhão no aplicativo – avanço de 109 mil em 3 dias.  A marca foi atingida após ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ter desistido do bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram no Brasil no último domingo (20/3).

Plataforma reconheceu a demora em atender as determinações do judiciário brasileiro após ter indicado que a esfera pública estava redirecionando as ordens para um endereço de e-mail desatualizado. Ainda assim, a empresa de comunicação conhecida pela eficiência das entregas de mensagens, cumpriu o determinado pelo STF.

Perseguição

Em declaração à imprensa, o presidente Jair Bolsonaro viu a decisão de Alexandre de Moraes como uma “perseguição implacável”.

“Sabemos o que eles querem, o que alguns querem no Brasil, não são todos nem uma instituição. Querem eu [sic] fora de combate e obviamente o Lula eleito. Podem ter certeza: nós, dentro das 4 linhas, podemos fazer com que o processo caminhe dentro da normalidade no Brasil”, disse o presidente.

Relembre exigências:

1 – fornecer “todos os dados disponíveis” de quem criou os perfis @allandossantos, @artigo220 e @tercalivre, todos ligados ao jornalista Allan dos Santos;

2 – suspender a monetização dos perfis, caso fossem monetizados;

3 – detalhar o ganho financeiro dos perfis;

4 – informar imediatamente à Justiça se Allan dos Santos criar outros perfis no Telegram;

5 – bloquear imediatamente novos perfis criados por Allan dos Santos;

6 – adotar mecanismos para impedir que o jornalista Allan dos Santos crie novos perfis no aplicativo;

7 – dizer quais providências estão sendo tomadas para combater a desinformação e a divulgação de notícias falsas no Telegram;

8 – excluir publicação do presidente Jair Bolsonaro que coloca em dúvida a segurança das urnas;

9 – Bloquear o canal @claudiolessajornalista;

10 – indicar à Justiça um representante oficial do Telegram no Brasil.

Moraes saiu perdendo

A empreitada de Alexandre de Moraes contra o Telegram recebeu inúmeras críticas e reprovações que ultrapassaram o nicho de apoio do presidente da República. Até mesmo o próprio jornalista Jorge Pontual, correspondente da GloboNews em Nova York, criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou o bloqueio do Telegram no Brasil.

“Uma autoridade não pode decidir o que é verdade, o que é mentira, o que é fake news, o que que não é. Cabe às pessoas, ao público, aos cidadãos decidirem. É o fato… É uma censura. Eu fico surpreso de ver jornalista defender censura”, disse Jorge Pontual.

Pontual também revelou que o bloqueio do aplicativo atrapalhou diretamente a cobertura jornalística do Brasil na guerra na Ucrânia.

“Infelizmente, os nossos colegas no Brasil não vão mais poder cobrir a guerra como deveriam, porque não vão ter acesso à informação”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *