Exercícios físicos promovem benefícios a crianças e jovens com autismo

A prática de exercícios físicos promove diversos benefícios ao corpo e à mente, principalmente para crianças e adolescentes que possuem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Segundo o profissional de Educação Física, Daniel Maciel, as atividades realizadas de forma regular ajudam na melhora da concentração, na coordenação motora, agilidade e reflexo.

“Ajudam também no controle de peso, na diminuição do comportamento agressivo, melhora do sono, no humor e, principalmente, na socialização, já que um dos aspectos do autismo é a dificuldade de comunicação e o isolamento”, destacou o profissional.

O TEA é uma condição neurológico-comportamental que modifica a forma como a pessoa lida e se comunica com o mundo. O segredo para promover o desenvolvimento delas está justamente em promover a inclusão, respeitando as diferentes sensibilidades e estimulando cada criança ou jovem no seu ritmo.

Entre os jovens que já sentiram os efeitos dos exercícios na rotina está Tiago Santana Ushikoshi, que já é aluno de jiu-jítsu do professor Daniel há mais de um ano. “Ele agora começou a fazer gradativamente musculação também”, revela a mãe de Tiago, a servidora pública Jane Santana.

Ela relata que a inclusão da modalidade tem sido muito satisfatória para a família, porque além dos benefícios próprios da atividade, Tiago tem desenvolvido a questão social, uma vez que está num ambiente com trânsito de outras pessoas, ainda que não interaja com todos pessoalmente.

Outro pai que tem comemorado os resultados obtidos por meio das atividades físicas é servidor público Marcelo Sena, pai de Rodrigo. Ele diz que procura sempre estimular o filho a praticar diferentes modalidades.

“Ele está há um ano na Fórmula e, desde então, já notamos muita diferença na coordenação motora, ganho de massa muscular, autoconfiança e interação social”, conta Marcelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *