Escola Tecnológica em Manaus desenvolve Programa de Capacitação em Robótica

A etech, Escola Tecnológica da FPFtech, desenvolve, em parceria com a Fanuc, empresa especializada na construção de robôs industriais, o Programa de Capacitação em Robótica. O objetivo é atender à crescente demanda das empresas do Polo Industrial de Manaus, e dos demais segmentos da economia regional, por profissionais especializados na área.

A cooperação entre a FPFtech e a Fanuc estabelece o compartilhamento do Laboratório de Robótica entre as instituições, a partir da elaboração de um calendário que possibilita o atendimento dos alunos da etech, dos parceiros da FPFtech e dos clientes da Fanuc.

“A nossa escola técnica abriga um robô da Fanuc e o utilizamos para ministrar cursos. Quando a empresa precisa realizar treinamentos para seus clientes, nós liberamos o Laboratório de Robótica para que eles ministrem seus cursos. Isso possibilita uma cooperação em que todos ganham”, explica a diretora da etech, Nancy Cavalcante.

O Laboratório de Robótica é constituído de um robô industrial LRMATE, da Fanuc, um laboratório de informática que embarca os simuladores de softwares do robô, infraestrutura de acesso à internet e recursos didáticos que dão suporte à ministração das aulas.

“No curso de Automação Industrial temos a disciplina Robótica Industrial, em que os alunos aprendem a programar os movimentos e o controle dos robôs, a programá-los por meio de linguagens específicas e a entender como funcionam em fábricas, por exemplo. O robô é utilizado para simular atividades realizadas nas plantas fabris”, complementa Nancy Cavalcante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *