Depois do carnaval, pandemia de covid vai ser rebaixada a endemia

O debate para rebaixar o status da pandemia de covid-19 para endemia no Brasil já foi iniciado no Ministério da Saúde e a expectativa da pasta é ter posicionamento nas próximas três ou quatro semanas, após o feriado de Carnaval.

A secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, em entrevista ao Metrópoles, afirmou que a discussão será tratada com os gestores da pasta e com os conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems).

Além disso, o órgão contará com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Desse modo, a mudança de status da pandemia de covid para endemia já foi iniciada em alguns países da Europa, como Dinamarca e Reino Unido.

Esses lugares abandonaram algumas medidas restritivas, como obrigatoriedade de apresentação de teste negativo de covid para entrada no país e a exigência do uso de máscaras de proteção facial.

“A gente está trabalhando sim. A gente vai juntar secretários, Conass, Conasems. A Opas está ajudando. Nas próximas três ou quatro semanas, a gente vai ter alguma coisa pra definir se já podemos ou não. [Será observada] até a própria pandemia, a própria queda de casos. Essa outra subvariante [da cepa Ômicron], a gente está observando”, explica Rosana.

Cautela

Apesar do debate, o Ministério da Saúde pretende abordar o tema com cautela. De acordo com Rosana, a tendência é que a alteração chegue ao Brasil um tempo depois que nos países europeus.

Portanto, a expectativa é que, quando o número de casos e óbitos por covid voltar a cair, a doença seja marcada por pequenos surtos, assim como os de influenza.

Segundo Rosana, com a alteração do status, a principal mudança será na definição das medidas restritivas.

Leia mais no Metrópoles.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *