Amazonino acusa Henrique Oliveira de estar ‘a serviço’ durante debate

MANAUS – O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) acusou o adversário Henrique Oliveira (Podemos) de “estar a serviço”, mas não disse de quem, em debate na Band Amazonas, na noite deste domingo (7), que reuniu seis dos oito candidatos a governador do Amazonas. O governador Wilson Lima (União), que disputa a reeleição, não compareceu. Nair Blair (Agir) foi vetada porque o partido não tem representatividade parlamentar na Câmara dos Deputados

Amazonino repudiou as declarações de Henrique Oliveira, que foi vice-governador de José Melo, cassado em 2017 por compra de votos. Oliveira acusou Amazonino de sempre em época de campanha surgir com ideias “mirabolantes, de verdadeiros ilusionistas como Mister M e David Copperfield, para resolver tudo de forma mágica”.

Conforme Henrique Oliveira, Amazonino e Eduardo Braga (MDB), também candidato a governador, integram o mesmo grupo político que se revezam no governo, mas não melhoram as políticas públicas no estado.

“Eu acho que isso não está correto e eu lamento está perdendo meu tempo te respondendo. Eu acho que você está, honestamente, a serviço”, retrucou Mendes.

“Olha, honestamente, com sentimento, eu repudio seu comportamento. Você, gratuitamente, sem responder objetivamente as perguntas que foram feitas, você acertou baterias contra mim, contra o outro candidato (Eduardo Braga) também. Quanto a mim, você está proibido… Você foi afastado pela Justiça”, rebateu.

“O povo lhe deu a oportunidade de vice-governança e você foi afastado. Então, eu acho que você devia ter mais respeito com quem fez uma UEA, quem fez os hospitais, os mais de 50 hospitais no interior, sempre honrou seus mandatos, seus governos”, disse Amazonino.

Henrique Oliveira provocou: “Aí eu pergunto para você de casa: o que mudou na sua vida em 32 anos? Mudou para melhor, mudou para pior? Ô Negão [apelido de Amazonino], meu velho Negão, não quero destruir nenhum tipo de biografia, mas está na hora de soltar a bola. Deixa os outros jogarem. É isso que a gente precisa. E tem mais dois anos do Melo [José, ex-governador] aí, que eu peguei uma canoa furada, um barco furado, fui convidado por ele, salvei a pele dele, virou governador e depois me botou no quarto escuro”, disse Henrique.

Amazonino rebateu a provocação. O ex-governador lembrou que Henrique Oliveira foi afastado do cargo de vice-governador de José Melo, mas sem citar o ex-governador que é um dos aliados nesta eleição.

Oliveira disse ter admiração pelo ex-governador, mas voltou a associar a imagem de Amazonino a de José Melo. “Governador eu tenho a maior admiração pelo senhor e fico triste quando o senhor faz esse tipo de comentário. O José Melo, que foi afastado e que eu fui convidado por ele para ser vice-governador, foi três vezes secretário de Educação do senhor. Ele foi secretário de governo do Eduardo Braga. Ele foi vice-governador do Omar Aziz [hoje senador] e a culpa de tudo do Melo agora cai no meu colo? É porque ele escolheu o Henrique Oliveira e o Henrique Oliveira não presta? Ele transformou o Melo em um monstro?”, afirmou.

A afirmação de Oliveira gerou pedidos de direito de resposta de Braga e Amazonino, mas que foram negados pelos advogados presentes no debate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *