Além do RG, CNH também vai mudar; saiba mais

Até março de 2023 o Brasil vai ter um novo formato de RG que vai adotar o número do CPF como identificação única dos cidadãos. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também vai mudar, e a partir de junho deste ano, poderá ser emitida no formato digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou de forma impressa.

O novo padrão será obrigatório e a transição tem o objetivo de alinhar a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, incluindo dispositivos de segurança contra falsificações, como itens de hologramas visíveis apenas com luz ultravioleta. O documento também vai mostrar silhuetas de veículos, acompanhados do código da respectiva categoria e as categorias para as quais o motorista está habilitado.

O QR Code, introduzido em 2017 vai ser mantido no verso da CNH, dando acesso a todas as informações do condutor. A validade do documento será mantida em dez anos para motoristas com menos de 50 anos, cinco para pessoas de 50 a 69 anos e três para condutores a partir de 70 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *