Aderbal Lana é apresentado e faz promessa: “Vou guerrear para que o São Raimundo renasça”

Demorou, mas ele voltou. Após 19 anos, Aderbal Lana está de volta ao São Raimundo, clube no qual tem uma história bonita, com conquistas e glórias. Com 75 anos, o treinador provou que ainda tem muito “caldo” após levar o Princesa do Solimões à final do estadual, e agora tentará levar o Tufão da Colina ao renascimento, como ele mesmo definiu em sua apresentação, nesta quarta-feira, no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus.Eu falei com o pessoal do São Raimundo que esse é um renascimento. Eu vou guerrear para que o São Raimundo renasça junto com eles. Com o Rodrigo Guedes e Juan Muniz (diretores). Porque não adianta o pessoal falar que o fulano tem mais torcida. A maior torcida do estado do Amazonas é do São Raimundo. Eu vivi isso”.— Aderbal Lana

– Esse pessoal hoje jovem de 30 a 35 anos, todos são são-raimundenses, porque foi um time que trouxe alegria, trouxe a vontade do torcedor amazonense para campo. E eu tenho absoluta certeza que vamos ver isso. Nós vamos lutar muito para que os resultados venham e, consequentemente, vindo resultados, vai vir o torcedor – acrescentou.https://488b5042e40abbcb8eb0e9ae2ef7af26.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Aderbal Lana em bate-papo com jogadores — Foto: João Normando

Aderbal Lana em bate-papo com jogadores — Foto: João Normando

Antes de acertar com o São Raimundo, Lana chegou a declarar que a equipe já havia iniciado as contratações e que não trabalhava desse jeito e, por isso, achava difícil acertar com o time para a Série D do Brasileiro. Além disso, tinha um contrato com Raphael Maddy (diretor do Princesa) e isso foi algo que precisou ser negociado.

– Foi o contrato que eu tenho com o Raphael Maddy (que impedia de fechar). Contrato particular. É um projeto que começou ano passado com o Princesa. E eu tinha esse compromisso com ele, e eu tinha um salário que é acima da realidade, às vezes até do futebol daqui. Isso pesou um pouco. Não que eu viesse pra cá ganhando muito. Vim ganhando bem abaixo – explicou.

– São Raimundo é um clube não pode ficar de fora das divisões, principalmente estaduais, como o Rio Negro, acho que são clubes tradicionais, que têm que estar disputando o campeonato daqui. E eu pensei em tudo isso – completou.

Hiato de 19 anos

A última vez que Lana comandou o São Raimundo foi na Série B do Brasileiro de 2003. Desde que saiu, segundo o treinador, não quis mais voltar para a equipe. De acordo com ele, a maneira como saiu marcou bastante e o fez querer distância.

Aderbal Lana São Raimundo-AM — Foto: João Normando

Aderbal Lana São Raimundo-AM — Foto: João Normando

– Da forma que eu entrei no São Raimundo, em 1996, 1997, foi uma. E quando eu saí foi pelas portas dos fundos. Eu fui praticamente enxotado daqui depois de todas as conquistas. Eu fiz uma promessa para mim que eu não voltaria mais nesse clube. Eu só voltei a pisar no gramado da Colina acho que uns 10 anos depois – disse.Mas estou feliz em estar aqui hoje. Tudo é passado e mágoas ficaram para trás. Inimigos, se eu fiz no passado, continuam inimigos. Pra mim é indiferente. O negócio é viver e tocar a bola pra frente”.— Aderbal Lana

Boas lembranças

Ao ser questionado qual o momento mais feliz ou marcante no comando do São Raimundo, Aderbal Lana ressaltou que o início, na década de 1990 ainda está vivo em sua memória.

– O momento mais feliz aqui foi tudo que foi conquistado. Mas o que deixou uma marca foi o primeiro dia que eu cheguei aqui. Nós tínhamos um campo deteriorado, vestiário acabado, não tínhamos material de treino, não tinha nada. Mas, eu uma semana o Ivan (Guimarães, ex-diretor) correu atrás, ajeitou tudo e o São Raimundo renasceu. Não renasceu, mas começou a viver naquele momento. E tudo aquilo que foi feito aqui dentro me deixou muito feliz – disse.

Aderbal Lana São Raimundo-AM — Foto: João Normando

Aderbal Lana São Raimundo-AM — Foto: João Normando

– Títulos, competições internacionais, competições a nível nacional, competições pesadas, como a Copa dos Campeões. Eu fui muito feliz aqui. Eu só fiquei magoado da forma que eu saí daqui. Poderia ter sido de uma forma diferente. Mas quando a gente bebe, as pessoas bebem, elas perdem um pouquinho a noção – completou.

Estreia na Série D

O São Raimundo estreia na Série D do Brasileiro no próximo dia 17 de abril contra o xará de Roraima. A partida em Manaus, mas ainda não tem local e horário definidos. Mas deve ocorrer no estádio da Colina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *